11 de março de 2011

Tsunami x Maremoto

Tsunami originado na costa nordeste do Japão

Tsunami, segundo a Wikipédia, (em japonês: 津波, lit. "Onda de porto") ou maremoto "é uma série das ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Devido aos imensos volumes de água e energia envolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras. Acidentes de grande magnitude podem ocorrer, visto que as ondas se movem mais rapidamente do que os seres humanos."
"Afinal, qual é a diferença entre maremoto e tsunami?
Do ponto de vista da linguagem, maremoto e tsunami são a mesma coisa, pois são palavas de origens diferentes utilizadas para designar o movimento forte e acelerado das águas dos oceanos. 
Maremoto vem do latim mare, que significa mar, motus, que significa movimento. Tsunami vem do japonês Tsu, que quer dizer porto, enquanto nami é o mesmo que onda." (escola kids)




Mas o que pode gerar um tsunami? O Portal São Francisco nos ensina que
"Um tsunami pode ter várias origens: tremores sísmicos ou terremoto no assoalho oceânico (maremoto), por diastrofismo e/ou vulcanismo principalmente; deslizamentos com grandes avalanches submarinas em áreas de talude, geralmente provocadas por abalos sísmicos; impacto meteorítico."
E continua dizendo que essa
"grande onda ou sucessão de ondas marinhas que se desloca através do oceano até por milhares de quilômetros em alta velocidade (pode viajar a mais de 700km/h), com grande comprimento de onda (pode ter mais de 100km) de pequena amplitude (metro a poucos metros) e que torna-se catastrófica ao atingir as profundidades menores das linhas de costa onde eleva-se a grande

altura (30 a 40 metros), invadindo violentamente as praias. O mais recente deles: 26 de dezembro de 2004 - mais de 24.000 mortos contabilizados até o momento. O sismo e os maremotos de domingo (27/12), provocaram devastação em sete países do sul e sudeste da Ásia e causaram mais de 24.000 mortos, segundo números ainda provisórios. O balanço das vítimas, até o momento (28/12, 11h60, quando escrevo esse artigo) por país é: 12.029 Indonésia; 4.491 Índia; 6800 Tailândia; 830 Malásia; 48 Maldivas; 43 Birmânia; 30 Bangladesh."



Agora houve este novo terremoto, que marcou 8,9 graus na escala Richter.
Escala Richter  foi criada em 1935 pelo sismólogo estadunidense Charles F. Richter, integrante do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Richter, para a realização de sua escala, analisou as ondas sísmicas e coletou números de vários terremotos anteriormente registrados. Essa escala foi desenvolvida para medir a magnitude dos terremotos, que consiste no ato de quantificar a energia liberada no foco do terremoto.
É uma escala que se inicia no grau zero e é infinita (teoricamente), no entanto, nunca foi registrado um terremoto igual ou superior a 10 graus na escala Richter. Um dos fatores é que ela se baseia num princípio logarítmico, ou seja, um terremoto de magnitude 6, por exemplo, produz efeitos dez vezes maiores que um outro de 5, e assim sucessivamente. Os terremotos mais violentos já registrados atingiram 9,2 graus, no Japão, em 1992, e 9,5 graus, em 1960, no Chile." 

Então esse  - terremoto
aconteceu às 14h46m (2h46m no horário de Brasília) e foi seguido quase meia hora depois por uma série de réplicas, entre elas uma com uma magnitude de 7,4 graus. Os terremotos causaram maremoto (tsunami) que foram mostrados em várias imagens da televisão mostraram inundações em vários povoados da costa japonesa, onde dezenas de carros, barcos e prédios foram arrastados pelas águas."


Segundo Terra Notícias, De
"acordo com o geólogo da Universidade Estadual de Campinas Rogério Marcon, após um terremoto de grande intensidade ocorre uma sequência de pequenos tremores, que pode durar semanas, até que as placas tectônicas se acomodem novamente. Segundo o pesquisador, os novos abalos, no entanto, devem ser menos intensos.
Já ocorreram por volta de 70 terremotos de magnitude 6 na escala Richter que devem perdurar por dias ou semanas, até as placas tectônicas se acomodarem na nova posição", explicou Marcon. "Esses tremores são pequenos ajustes das placas, menores do que o registrado de madrugada. Um terremoto com essa mesma magnitude é difícil acontecer no mesmo ponto".


Até agora, não temos certeza das baixas que ocorreram. Por enquanto se fala de mais de 300 mortos e centenas de desaparecidos - sites sensacionalistas anunciam 88 mil desaparecidos. Espero que estes números não aumentem muito.

A fúria da natureza sempre existiu. Nada de pensar que se relaciona com o fim do mundo ou algo apocalíptico. A vida e a morte andam bem próximas, uma não existe sem a outra. Impossível não se sensibilizar com a situação dos que foram direta ou indiretamente atingidos e de dar graças aos céus por morarmos num país como o Brasil, que está livre dessas catástrofes maiores.

Vamos esperar para ver os resultados deste maremoto quando alcançar as costas dos outros continentes que são banhadas pelo Oceano Pacífico.  E desejar boa sorte aos moradores e visitantes destas regiões.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget