21 de março de 2010

Tente dar o melhor de si

Q uando alguém se propõe a fazer qualquer coisa, é claro que sua intenção é a de fazê-la bem feita.


Um blog, por exemplo, é um negócio interessante, pois pode funcionar como um local onde se pode colocar informações que talvez ajudem outras pessoas; ou um brechó pois se sai "catitando"pela net e lá são colocados os links de sites que acha que podem acrescentar algo; ou pode servir como um diário aberto, onde qualquer um pode abrir suas páginas, ver o seu íntimo, suas dúvidas cruciais, e tudo o que você tiver vontade de escrever. e haja coragem para abrir seu coração e sua alma!... São tantas as opções...


Pelo que percebi, a maioria dos blogs é interativa, permitindo comentários dos leitores, moderados ou não pelos administradores do mesmo. Assim, o dono do blog tem que encontrar tempo para elaborar os textos e publicá-los nos "posts", moderar e responder comentários...


Conclusão: funciona da mesma forma que o correio normal (real), só que o virtual é muito mais dinâmico, diferente do sistema antigo, e também há a oportunidade de apresentar suas idéias a um número bem grande (ou não) de pessoas (o destinatário não é fixo e muito menos único).


Uma das particularidades que chamou minha atenção é que o anonimato não é a regra, pelo contrário, as pessoas gostam de se identificar.


Nesse fenômeno massivo, onde "trocentas"pessoas - ou seria melhor dizer, "zilhões" delas - conseguem trocar informações, o plágio corre solto além de algumas informações serem colocadas sem a preocupação de se checar a fonte e de se atribuir a autoria. Quer um exemplo? Escreva num site de busca": "Se os seus sonhos estão nas nuvens" - e ele vai lhe mostrar muitos lugares onde a citação está escrita, algumas vezes de forma simplificada, outras numa tradução capenga, mas a grande maioria sem identificar a autoria. Só para constar, a frase completa é: "Se os seus sonhos estão nas nuvens, eles estão no lugar certo. Agora construa os alicerces." - William Shakespeare.


Talvez a faixa etária influencie neste fato ou o problema pode ser a falta de noção de que o ética e politicamente correto é de se colocar os créditos do que se "copiou" ou apontou, já que se supõe que, se não for atribuída a outro a autoria, ela é sua. No mínimo, se a pessoa não conseguir achar a mesma, deve colocar entre aspas e indicar algo como "autor desconhecido".


Apesar de vários sites ensinarem como se deve conduzir um blog, parece que ainda precisaremos de muito tempo para modificar essa alienação.


Bom, tomara que essas pessoas passem para os Memes da vida, pois imagino que vão se identificar mais com eles. Vamos lá! Experimentem! Um site onde basta você dar um click no que gostar que já aparece nos seus memes! - claro que aparece a autoria, pois ela é automaticamente adicionada - a não ser que seja propositalmente modificada - mas o interessante é a facilidade e rapidez com que suas páginas vão aumentando em número e conteúdo(?). E tudo isso só com um click!


Com essa migração, talvez a gente encontre textos de qualidade com mais facilidade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget